A Sustentabilidade em Lagos

A Sustentabilidade em Lagos

A sustentabilidade é, atualmente, um dos ativos mais importantes da nossa sociedade. Descubra como a sustentabilidade vive em Lagos, Portugal!

Segundo o Sustainable Governance Indicators, Portugal fez progressos na área da economia circular, conservação marinha e gestão da água, sendo que se encontra acima da média da União Europeia em termos da proporção de terras protegidas.

Contudo, áreas como a conservação da natureza, os resíduos e a gestão da água, a expansão urbana e o desenvolvimento sustentável continuam a ser áreas desafiantes. Lagos foi um dos primeiros municípios a ter um Plano Municipal das Alterações Climáticas, aprovado em 2019. Entre 2019 e 2021 foram requalificados 49.390m2 de zonas verdes ajardinadas, representando cerca de 25% dos espaços verdes do município.

Conheça um dos maiores projetos dos quais Lagos faz parte!

ECO XXI

O projeto ECOXXI é uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e que tem como principais objetivos envolver os municípios e comunidades locais a investir na sustentabilidade e, por outro lado, avaliar a prestação dos municípios em várias áreas, nomeadamente: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

Neste sentido, os indicadores que fazem parte do ECOXXI estão articulados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, sendo que os mais valorizados são (por ordem de importância):

  1. Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11);
  2. Produção e Consumo Sustentáveis (ODS 12);
  3. Erradicar a Pobreza (ODS 1);
  4. Trabalho Digno e Crescimento Económico (ODS 8);
  5. Educação de Qualidade (ODS 4);
  6. Redução das Desigualdades (ODS 10);
  7. Ação Climática (ODS 13);
  8. Saúde de Qualidade (ODS 3);
  9. Proteger a Vida Terrestre (ODS 15).

Lagos no índice ECOXXI

O município de Lagos faz parte do ECOXXI desde 2006 e, em 2024, ano voltou a ganhar a Bandeira Verde! Segundo o Índice ECOXXI 2024, em 2024 foram recebidas 62 candidaturas.

Lagos destacou-se no indicador referente à “Conservação da Natureza”, que inclui a análise da prestação do município em ações de gestação, áreas protegidas de âmbito local/ regional e áreas classificadas. Destacou-se, ainda, em áreas como a “Saúde e Bem-Estar” e “Certificação de Sistemas de Gestão”.

Gostou deste artigo?

Partilhe com os seus amigos ou redes sociais.

Siga-nos em