Lagos: uma cidade histórica, cultural e animada. Venha conhecer aquela que foi uma das capitais do Reino do Algarve, ponto de partida das primeiras viagens mais longínquas da história de Portugal.
Lagos, «antiga janela portuguesa para o mundo», é objeto de vivência e imaginação constante e oferece aos seus visitantes uma diversidade de locais para quem procura um destino que alia numa simbiose perfeita história e veraneio. Lagos é um dos destinos turísticos do Algarve mais populares, tanto para os portugueses como para os estrangeiros.
Esta cidade envolvente, com um clima acolhedor, é adequada para todo o tipo de famílias, estadias de curta e longa duração.
Porquê optar por Lagos para uma estadia? Convidamo-lo/a a descobrir.
1. A Costa D’Oiro
Começamos pela linha de praias perfeitamente desenhada no Atlântico, desde a praia da Luz até à Meia Praia, passando pelo Porto de Mós, Ponta da Piedade, Camilo, Dona Ana, entre outras.
2. Mercado Municipal
Aberto desde as 7 da manhã, o peixe fresco vai direto do mar para as bancadas: sargo, dourada e robalo do mar, linguado, sardinha, carapau, lula, linguado, salmonete, polvo, raia, abrótea e mariscos. No 2º andar, as frutas, os legumes e vegetais, as compotas, as especiarias, os frutos secos, traduzem uma região de gastronomia rica, colorida e saudável.
O terraço do edifício detém uma vista panorâmica sobre a Marina de Lagos, com um painel de azulejos assinado pelo artista XANA, e vistas deslumbrantes sobre a baía de Lagos, a Meia Praia e a ribeira de Bensafrim.
3. Baía de Lagos
A Meia Praia, um arco em formato de meia-lua, é um elemento vivo da beleza de Lagos, com cerca de 4 km de um vasto lençol de areia fina e branca, banhada pelo azul-verdejante do Atlântico e que se estende até ao Vale da Lama. Ao longo de toda a praia há bares, restaurantes, atividades marítimo-turísticas variadas e o cenário deslumbrante do ambiente de praia que coabita com a cidade. E, naturalmente, não deixe de visitar a Marina de Lagos!
4. Lagos Histórico e Cultural
Visite o Museu de Lagos e os seus diferentes núcleos entre os quais Dr. José Formosinho, Rota da Escravatura – Mercado de Escravos, Forte Ponta da Bandeira, Centro de Documentação, Armazém do Espingardeiro e Balneário Romano da Praia da Luz.
Dê uma saltada ao Centro Cultural de Lagos e desfrute de exposições, espetáculos de dança, teatro, concertos, animação cultural e outro tipo de iniciativas que promovem a dinamização cultural de Lagos.
Pelas praças, artérias e vielas do concelho frua do diverso património e monumentos e da arte urbana, e aprecie as muralhas da cidade.
Aprecie o “Arturb” (Artistas Unidos em Residência), uma iniciativa do LAC (Laboratório de Artes Criativas) que reúne artistas de diferentes lugares do mundo em torno da criação artística na cidade de Lagos.
Se ainda tiver oportunidade, passe pelo Centro Interpretativo da Caravela Boa Esperança e dos Descobrimentos Portugueses, local onde poderá ficar a conhecer o papel do Algarve e das caravelas na aventura dos Descobrimentos Portugueses, uma experiência inesquecível.
5. Restauração e Animação Noturna
A sensação de proximidade com a terra e o mar, de consumo dos produtos locais, de sustentabilidade ambiental e de aposta em pratos saudáveis e com sabor único, aproximam os algarvios e turistas nacionais e internacionais da mesa (inserir link para artigo Gastronomia), dos costumes e da tradição.
E para terminar, desde o simples deambular pela avenida, que proporciona o cenário da cidade iluminada, agitada e desejada, fazendo com que dificilmente se esqueça os encantos de que é feita, até à animação noturna em bares pequenos e mais personalizados, clubes e pubs, a bares com DJ’s e música ao vivo.
Conheça ainda as rotas e percursos que Lagos tem para lhe oferecer à descoberta!
Divirta-se!