O primeiro passo para criar uma cultura organizacional positiva na sua empresa é compreender melhor este conceito e a sua importância!
A cultura organizacional não se resume apenas ao conjunto de comportamentos dos colaboradores de uma empresa. Para esta equação entram, também, os valores da organização, que definem o seu posicionamento no mercado e que atuam como filosofia de trabalho. De forma resumida: é o ADN da sua empresa!
De acordo com o Great Place To Work, a cultura organizacional é importante porque influencia diretamente o desempenho da empresa a vários níveis: financeiro, recursos humanos (na retenção e atração de novos talentos), inovação e serviço ao cliente.
Adicionalmente, um relatório publicado em 2021 pela Society for Human Resource Management revela que 94% dos gestores de recursos humanos afirmam que “uma cultura positiva no local de trabalho cria uma equipa resiliente de colaboradores”.

Como criar uma cultura positiva de trabalho na sua empresa?
O primeiro passo para uma cultura organizacional positiva está no processo de recrutamento e integração de novos talentos! Ao selecionar um novo membro para a sua equipa, é fundamental que o integre e comunique a sua entrada à restante equipa – mesmo a outras equipas que não trabalhem diretamente com o cargo que a pessoa irá ocupar. Para melhor integrar novos elementos na sua empresa, aconselhamos que seja elaborado um “Manual de Onboarding”. Pode descobrir como elaborar este documento aqui.
Por outro lado, pode começar a criar algumas rotinas e/ou eventos com os seus colaboradores, nomeadamente reunir com a equipa todas as semanas; implementar um dia da semana com um vestuário informal (como a famosa casual friday); celebrar aniversários da empresa; organizar atividades de equipa ou criar um dia por mês dedicado à saúde mental dos seus colaboradores.
É fundamental que os seus colaboradores se sintam reconhecidos e valorizados. Neste sentido, pode incentivar os vários líderes de equipa da sua empresa a agendar reuniões individuais de feedback com os vários membros das equipas. Desta forma, os seus colaboradores têm um espaço onde podem receber uma pequena avaliação do seu trabalho e conversar sobre aspetos que considerem relevantes.
A cultura organizacional transparece-se em todos os aspetos do dia a dia de uma empresa!