Como integrar a responsabilidade social corporativa na gestão do seu negócio

Como integrar a responsabilidade social corporativa na gestão do seu negócio

Todos os negócios têm um impacto nas comunidades locais em que se inserem, potenciado pela sua estratégia de responsabilidade social corporativa.

Cada vez mais ouvimos falar de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) ou de Sustentabilidade ou ESG (Environment, Social, Governance) nas empresas, mas muitas vezes associamos este conceito puramente a medidas ambientais.

Existem várias definições para a RSC, contudo, a Comissão Europeia atribui as seguintes características a este conceito:

  1. Práticas laborais, como os direitos humanos, trabalho e formação, diversidade, igualdade de género, saúde e bem-estar dos trabalhadores;
  2. Questões ambientais, como a biodiversidade, alterações climáticas, utilização eficiente dos recursos e prevenção da poluição;
  3. Combate à corrupção;
  4. Envolvimento e o contributo para o desenvolvimento da comunidade;
  5. Inclusão de pessoas em situação de desigualdade;
  6. Interesses e benefícios dos consumidores.

Integrar as comunidades locais no seu negócio socialmente responsável

A Norma ISO 26000 – uma métrica que avalia o desempenho nas organizações na área da Responsabilidade Social Corporativa – define RSC como a “responsabilidade de uma organização pelos impactos das suas decisões e atividades na sociedade e no ambiente, através de uma conduta ética e transparente”.

Neste sentido, a integração das comunidades locais no seu negócio, quer por via do crescimento do emprego local, da adoção de boas práticas ambientais ou de economia circular, implementação de planos de igualdade de género, contratação de fornecedores certificados em qualidade, em última instância, constituem elementos de uma estratégia de RSC. Com o objetivo de apoiar e envolver as comunidades locais, pode implementar algumas práticas como:

  1. Participar em eventos comunitários e festas locais ou ações caridosas;
  2. Promover ações de voluntariado;
  3. Promover estágios para jovens locais;
  4. Privilegiar a mão-de-obra e as empresas locais;
  5. Dar a conhecer as atividades culturais locais a clientes ou a potenciais investidores;
  6. Reinvestir os lucros no meio local.

Existem vários benefícios associados a estas iniciativas. Por um lado, reforça o posicionamento da sua marca no mercado, através de ações que não estão diretamente relacionadas com os seus produtos ou serviços. Por outro lado, a RSC ocupa um lugar central no processo de tomada de decisão de clientes.

As estratégias sociais de RSC podem, ainda, ter um impacto positivo na retenção e atração de novos talentos, uma vez que “65% dos futuros e atuais colaboradores procuram trabalhar para uma empresa com uma consciência social e ambiental” .

Incremente o seu valor negócio

A Responsabilidade Social está intimamente relacionada com as novas práticas de desenvolvimento sustentável e “cidadania empresarial”, implicando para as empresas uma preocupação cada vez maior com os problemas sociais, éticos e ambientais e que tomem um papel ativo na sua resolução.

É, cada vez mais, fundamental que as empresas tenham uma política definida e bem delineada de Responsabilidade Social Corporativa. Para um maior envolvimento e impacto, esta deve ser do conhecimento de todos os seus colaboradores, parceiros e restantes stakeholders, definindo-se desta forma como uma empresa de valores humanistas e preocupações sociais.

Gostou deste artigo?

Partilhe com os seus amigos ou redes sociais.

Siga-nos em