Dos pratos às receitas típicas da gastronomia portuguesa, surpreenda-se e delicie-se com estas sugestões de pratos típicos.
Sim, é verdade, provar os pratos típicos da cozinha portuguesa será uma experiência única e surpreendente. Desde as míticas sardinhas assadas na brasa, aos petiscos, até aos doces regionais, a gastronomia portuguesa da região do Algarve é muito diversa, fresca e para todos os tipos de paladar – peixe, carne, doçaria – ou não estivesse Lagos “à beira-mar plantado”.
Nos mais típicos, à beira-mar ou nos recantos da cidade e arredores, os donos dos restaurantes de Lagos costumam oferecer um “prato do dia” especialmente ao almoço que inclui couvert ou buffet de aperitivos, prato principal, sobremesa e vinho.
Comecemos pelos aperitivos
O aperitivo ou couvert é constituído por degustações que incluem, normalmente, pão, manteiga, queijo e patê de sardinha e as famosas azeitonas britadas, cenouras fatiadas com alho, vinagre e azeite. Há quem se delicie com cenouras em conserva, adicionando uma pitada de pimentão-doce. Sem esquecer outras entradas únicas como a moreia frita, os biqueirões ou a salada de polvo.

Passemos ao prato principal
Símbolo do mar algarvio, as condelipas, as ameijôas, o berbigão ou as ostras são mariscos de eleição da costa de Lagos.Depois, as caldeiradas de peixe, as cataplanas de peixe e marisco, os carapaus ou as cavalas alimadas, as lulas recheadas ou grelhadas, as carnes ou o peixe grado grelhados, o xerém e o arroz de lingueirão são expoentes da gastronomia local. Isto sem esquecer a nossa rainha sardinha assada na brasa e acompanhada de batata cozida e salada algarvia, ou seja, com tomate, cebola e pimentos picados, um verdadeiro deleite para o paladar!

O deleite final das sobremesas
As sobremesas por excelência são o Dom Rodrigo (produto local certificado), os Morgados, a Tarte de Alfarroba, o Doce Fino e o Queijo de Figo, sem dúvida os doces mais característicos, com confeções sábias e sabores únicos!

E a acompanhar os Vinhos
Sugerimos os vinhos da região Algarve, brancos, tintos, rosés ou palhetes, com destaque para os de Lagos, de produção de curta e às vezes não muito fáceis de encontrar, mas que são autênticas pérolas para os amantes dos bons néctares.
Em conclusão
A gastronomia típica de Lagos é rica em peixe, mariscos e sabores mediterrânicos, elaborados com uma simplicidade que constitui um autêntico tesouro nacional para amantes locais e turistas de gastronomia e culinária. O reportório de vinhos da região agrada a todos os gostos, com opções variadas entre brancos, tintos, rosés e palhetes. Delicie-se!
Tem alguma sugestão ou receita típica de Lagos que queira divulgar? Partilhe connosco!