Estratégia de redes sociais passo-a-passo

Estratégia de redes sociais passo-a-passo

Tudo o que necessita para desenvolver uma estratégia de redes sociais bem-sucedida.

Numa era de significativa e concorrencial presença e consumo digital como é a atual, destacar-se de forma diferenciada neste mundo digital é uma tarefa hérculea, mas não impossível. Com criatividade e as ferramentas certas, disporá de tudo o que necessita para alcançar e incrementar os seus seguidores, envolver a sua comunidade, e tornar a sua marca memorável através das redes sociais e canais digitais mais adequados.

Para que a sua marca seja conhecida e se torne inspiradora, conheça as competências e ferramentas de comunicação digital ao longo destas oito etapas que deverá utilizar na elaboração da sua estratégia de redes sociais.

Etapa 1. Crie o seu Posicionamento de Marca

O desenvolvimento de uma comunicação digital eficaz começa por definir os valores essenciais da sua marca. Desenvolva uma declaração de missão concisa que mostre ao seu público-alvo em que consiste a sua empresa e o que a sua marca faz para atingir os seus objetivos.

Identifique e selecione as redes sociais que melhor se irão adequar aos seus objetivos. Não precisa de estar em todas, escolha uma a três das mais importantes onde sabe que as suas audiências estarão regularmente de com acordo com propósitos distintos: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, TikTok, You Tube, entre outras.

Etapa 2. Defina a sua Voz da Marca

Para definir o seu tom de voz, pode utilizar as quatro dimensões identificadas pelo Nielsen Norman Group e posicionar-se na que mais se adequa. De seguida, estabeleça diretrizes claras para o seu tom de voz e escrita criativa, definindo a sua personalidade de marca (quem é?) e marca de consumidor (a quem se dirige?).

Etapa 3. Desenvolva a Mensagem e Publique nas suas redes sociais

Através das etapas anteriores, já tem o mapa de comunicação digital estratégica que irá ajudá-lo/a a desenvolver as suas mensagens personalizadas e diferenciadas por rede social para ir ao encontro das necessidades e expetativas das suas audiências, cumprindo a sua promessa de marca.

Inspire-se e elabore um texto (mensagem) sucinto, insira uma call-to-action final, e ilustre com uma imagem apelativa ou vídeo curto até 10-15 segundos chamativo. Poderá ainda utilizar o vídeo em distintos formatos para incrementar o alcance e envolvimento com a sua publicação através de Stories ou Reels. Incorpore links para o seu website ou blog para gerar leads e conversão.

Elabore um plano mensal calendarizado que ajudará a tornar a sua estratégia de redes sociais mais eficiente e eficaz.

Etapa 4. Influencie, Envolva, Inspire

Descubra os chamados influencers ou páginas relevantes e envolva-os nas suas publicações ou campanhas. Através de conteúdos orgânicos ou promovidos originais, torne-se uma autoridade na sua área, inspirando outros a seguirem a sua página e tornando-a memorável e partilhável.

Etapa 5.  Promova. Publicite

O conteúdo orgânico (copy e imagem ou vídeo) ainda impera em termos de relevância da mensagem que pretende transmitir. Mas sabia que o Facebook distribui a sua publicação apenas a 10% da sua rede de seguidores ou fãs? As redes sociais monetizadas como o Facebook praticamente impõem a realização de investimento, mínimo que seja e de forma regular, para levar a sua página/canal a mais seguidores.

Faça a promoção da sua publicação ou crie um anúncio ou campanha que incremente o seu alcance e torne a sua página ainda mais relevante, neste exemplo concreto, para o Facebook.

Etapa 6. Ouça.

Faça a monitorização da interação das suas publicações, manualmente, ou através de softwares online como o HootSuite  ou o Swonkie, saiba o que estão a dizer da sua marca, interaja com as reações ou comentários, torne-se presente junto das suas audiências. Em última instância, este envolvimento poderá ajudá-lo/a a mitigar eventuais problemas ou crises.

Etapa 7. Benchmark

Inspire-se noutras marcas, mesmo que não sejam do seu setor ou área de atividade. Leia e analise relatórios de tendências de comunicação digital como o Social Media Today, globais como o WEF Forum ou de setores de indústria como o BCG. Compare-se com outras marcas do seu setor de indústria com presença regular nas redes sociais e contraste posicionamentos e resultados.

Etapa 8. Mensure e Avalie

Como em qualquer outra atividade, se não avaliar o que desenvolve não saberá como está a evoluir a sua interação com as audiências: está a ter o alcance e interação desejada? O seu investimento está a ter resultados positivos? Necessita de corrigir os desvios à sua estratégia? Através das estatísticas de cada uma das suas páginas / redes sociais poderá, de forma simplificada, aferir a evolução desejada da sua estratégia.

Pode começar a utilizar já este guia simples para desenvolver a sua estratégia de redes sociais. Bom trabalho!

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